1…2…3…Lift off!

Arrancou hoje o IFonline!

Trata-se de um projeto de ensino online, criado de raiz para continuar o ensino segundo a metodologia do IF, na casa dos alunos. É mais do que ligar o Zoom, mais do que mandar trabalhos para os alunos fazerem. A base é o b-learning (adaptado), que tão bem conhecemos e com o qual concordamos. Que em síntese é uma metodologia que complementa o ensino presencial na sala de aula com o ensino online.  O papel do professor e o contacto dos alunos entre si é muito importante no ensino e aprendizagem de uma língua viva!

Mas como a sala de aula tem de continuar fechada, guardamos as aulas presenciais lá mais para a frente, quando for possível. Por enquanto, só online.

Vamos tentar fazer o melhor possível com um ensino online híbrido: síncrono e assíncrono. Seguindo uma planificação cuidada da responsabilidade da direção pedagógica, para que exista progressão na aprendizagem. Com video lessons gravadas pelos nossos professores (sessions) que repliquem as aulas que os alunos conhecem, seguidas de trabalho prático (Follow up). Há muitos referentes ao ambiente do IF nas vídeo aulas: materiais, sumários, processos motivacionais, etc. Até os tiques dos professores.
Os meetings semanais com os professores servirão para praticar a oralidade, corrigir ou tirar dúvidas em tempo real com todos os alunos, consolidar a matéria das sessions. E depois temos o resto, que vai surgindo: trabalhos para corrigir, os testes, etc.
And last but not the least: o estudo extra na plataforma do IF, o nosso orgulho, que segue a matéria a par e passo, para revisão e consolidação.
Parece complexo? Sim, porque não escolhemos a via mais fácil. Para nós e para os alunos, o IFonline daqui a uma semana ou duas vai andar sobre rodas.

Tudo junto, com a ajuda dos pais e a “fiscalização” positiva das rececionistas, vai dar certo. Não vai ser perfeito, mas vai haver ensino de qualidade apesar dos condicionantes, vai haver aprendizagem.
Estamos confiantes. Mas, como em tudo, as conclusões só no final. Em julho ou em setembro, esperamos nós.

Muito, muito obrigado aos pais que confiaram no IF.

A direção do IF
Agostinho Pedroso
(PhD em Ciências da Educação)