Datas dos testes de avaliação contínua (unit tests)

Tentamos no IFonline manter a metodologia de ensino familiar aos alunos, incluindo a avaliação. Os alunos sabem que, ao fim de uma unidade, têm um teste (spot test). Também sabem que mais importante do que as notas é que vão aprendendo. E para isso têm de se esforçar, ou seja, de estudar.

Alguns alunos vão ter teste já esta semana, outros terão mais à frente, conforme vão terminando a unidade. Estamos a enviar mails aos pais, mas aqui vai um resumo das datas:

Juvenil 1 …………….. 13.Maio, quarta-feira

Juvenil 2………………15.Maio, sexta-feira

Juvenil 3………………27.Maio, quarta-feira

Juvenil 4………………  8.Maio, sexta-feira

Juvenil 5………………  8.Maio, sexta-feira

Para além das aulas e do trabalho extra no FollowUp os alunos têm ainda muitos exercícios na plataforma. Os alunos do Juv-1 e do Juv-2 têm ainda as Portuguese Revision Notes.

Na aula anterior ao teste haverá uma aula de revisão, para ajudarmos os alunos que têm assistido às sessões com alguma displicência. Precisamos de os motivar. É preciso que todos tomem consciência de que não estão de férias, de que precisam de estudar e aprender.

Temos de entender que um teste é para se verificar o que cada aluno realmente sabe. Fazer um teste todo certo, mas que não espelha o que se sabe, não é bom: nem para o aluno, nem para nós. Se um aluno teve dificuldades, vamos tentar ajudá-lo ou motivá-lo. Se muitos alunos tiverem dificuldades, nós próprios tiramos conclusões: nesse caso talvez seja necessário rever a matéria ou alterar processos pedagógicos.

Um teste deve ser feito com concentração, sem o telemóvel por perto e com os livros e apontamentos fechados. Para bem dos alunos, é importante que os testes sejam levados “a sério”.

A Direção Pedagógica